sábado, 28 de fevereiro de 2009

Quando deixamos de ser Shiryu de Dragão para nos tornarmos Saga de Gêmeos?

Eu venho de uma geração transitória. As velhas brincadeiras e os avanços tecnológicos voltados para o público infantil coexistiam harmoniosamente. Mas não é disso o que eu quero falar. Minha infância foi marcada não só pelos programas infantis das emissoras abertas comandados por loiras; e por desenhos animados que tinham um caráter psicologicamente didático. Os animes. Ah, os animes! Não se fazem mais animes como antigamente, onde os heróis lutavam em prol de um único objetivo: o amor e a justiça. Eram como os textos homéricos onde personagens como Odisseu (ou Ulisses, em Roma), Paris, Heitor e outros tinham uma personalidade única e lutavam pelos seus ideais. Dizem que o adulto corrupto, mau e desonesto é fruto de uma infãncia na qual este vivia num ambiente assim. Mas, com o passar do tempo, percebi que essa é uma visão muito reducionista a respeito do comportamento humano; afinal, pessoas que viveram a mesma época que eu estão sendo engolidas pelo mar revolto e cruel: o mundo capitalista. Não levanto essa ou aquela bandeira ideológica. Já se foi o tempo em que Cazuza cantava "ideologia eu quero uma para viver". Salvo algumas exceções, as pessoas, em geral, estão substituindo os bons valores morais de respeito, compreensão e justiça por outros que, até uns 10 anos atrásm, eram vistos com um olhar de repúdio. Bandidos estão entrando nas nossas vidas, policiais estão se tornando aquilo o que juraram combater, jovens estão se destruindo com substâncias químicas fortes e potencialmente perigosas. Quando eu era criança, eu torcia para que os cavaleiros de Atena destruíssem os planos malignos do Mestre Ares, de Hilda e de Poseidon, porque o único objetivo destes era destruir o planeta. Eu gritava "vai, planeta" quando cinco jovens empunhavam seus anéis super estilosos e uniam seus poderes. Eu queria que a Rainha Beryl fosse para a puta que a pariu com seus planos diabólicos para dominar a Terra. Caro leitor, você deve saber de que personagens eswtou falando! Exceto pelo desenho do Capitão Planeta, todos são animes. No decorrer dos anos, eu vejo pessoas praticando ações às quais detestavam na infância quando assistiam à programas de TV. A modernidade implica numa revisão de valores, mas isso quer dizer quea sociedade deve considerar aceitável e digno de respeito um homem que manda para outra dimensão as pessoas que, de certa forma, o "desafiam". Quando deixamos de ser Shiryu de Dragão para nos tornarmos Saga de Gêmeos?


Posted by:

Samantha Jones

Nenhum comentário: